sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Presidente da Comissão de Agricultura defende adesão dos municípios ao Suasa

Chicão falou sobre o tema em reunião na 7ª Expotapera


O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Chicão Gorski (PP), defendeu a adesão dos municípios gaúchos e das pequenas agroindústrias ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O parlamentar apresentou esclarecimentos sobre o tema durante reunião realizada, nesta quinta-feira (6), na Câmara de Vereadores de Tapera. O debate, que integrou às atividades da 7ª Expotapera, contou com a presença de prefeitos e de representantes do Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual da Agricultura, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural,Pesca e Cooperativismo, sindicatos e cooperativas rurais.

Chicão frisou que os municípios e produtores que aderirem ao Suasa poderão comercializar seus produtos em todo o país. “A iniciativa vai gerar mais renda aos agricultores que poderão vender seus produtos com certificado de qualidade”, disse o presidente da Comissão de Agricultura. Para integrar ao Suasa, os municípios e as agroindústrias precisam estar de acordo com as exigências sanitárias e dispor de uma estrutura técnica e profissional.

Suasa

Em agosto, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, anunciou na Expointer a liberação de R$ 4,7 milhões para a adesão do Estado ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A adesão ao sistema é importante para adequar os produtores gaúchos, especialmente da agricultura familiar, às normas sanitárias exigidas pelo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário