quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Diretoria da CEASA/RS apresenta projeto “Ceasa do futuro. Cidade do Abastecimento” à Comissão de Agricultura

Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (20), a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC), presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), tratou do futuro das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul S.A. (CEASA/RS).

No encontro, proposto pelo deputado Heitor Schuch (PSB), o diretor técnico operacional da CEASA/RS, Gerson Madruga da Silva, apresentou o projeto de planejamento estratégico “Ceasa do Futuro. Cidade do Abastecimento”, que abrange um conjunto de propostas de revitalização e expansão da Central de Abastecimento do Estado.

Segundo o diretor, o projeto transcende a comercialização de hortifrutigranjeiros. “A ideia é uma evolução para que a CEASA/RS dê conta de outras tarefas, dialogando o tema da segurança alimentar e nutricional e inserindo o cooperativismo através de um pavilhão de agricultura familiar”, frisou.

Madruga da Silva acrescentou ainda que o projeto é uma interface com as compras institucionais para presídios e escolas. “Existe uma política muito forte na questão da ação social, um dos objetivos é o aproveitamento do excedente de comercialização em um banco de alimentos do Estado para atender o público em situação de vulnerabilidade social”, explicou.

O diretor afirmou que para o projeto de revitalização já está assegurado, via financiamento do BNDES, recursos em torno de R$ 14 milhões que devem ser acessados no próximo ano. “Estão sendo feitos ajustes institucionais e estruturais na empresa para que através dos projetos, a CEASA/RS possa acessar os recursos federais”, finalizou o diretor técnico.

O deputado Chicão Gorski declarou que a Comissão de Agricultura vai ajudar nos encaminhamentos da demanda que o planejamento estratégico prevê, dando apoio político para que o projeto se torne uma realidade.

Reunião Ordinária

Antes do debate, na reunião ordinária do órgão técnico, foi aprovado requerimento de audiência pública solicitado pelo deputado Edegar Pretto (PT), que pretende discutir alternativas em relação à legislação que regra a produção de bebidas, sucos e outros produtos de origem vegetal no Estado do Rio Grande do Sul.

Daniela Bordinhão
* Com informações de Bethânia Helder
Crédito das fotos: Divulgação Gabinete do deputado Chicão Gorski (PP)
Legenda: Foto (1) - Deputado preside audiência pública sobre a CEASA.
Legenda : Foto (2) - Chicão Gorski recebe documento sobre planejamento estratégico de revitalização da CEASA do diretor, Gerson Madruga da Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário