quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Comissão de Agricultura debate o Sistema de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul


A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), realizou audiência pública nesta quinta-feira (06/10), que tratou do Sistema de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (SDRS) para o setor do agronegócio.

Participaram do encontro, representantes da secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio; Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado (SIPS); Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV); Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento; Sindicato dos Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais do RS (SAGERS); Sindicato dos Engenheiros SENGE-RS), além de entidades como Emater, FAMURS, FETAG, FECOAGRO e vereadores.

O secretário estadual adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SPDI), José Antônio Valle Antunes Jr., expôs o Sistema de Desenvolvimento do Estado que define e delimita as políticas industriais para diversos setores da economia gaúcha. O secretário explicou que foram montados grupos de trabalho para desenvolver uma política industrial englobando vários segmentos da agricultura e o objetivo é aumentar a competitividade e promover o crescimento do Estado.

O presidente do órgão técnico parabenizou o deputado Heitor Schuch (PSB) pela proposição da audiência, “este encontro foi muito importante para sabermos a opinião do Governo a respeito das políticas de desenvolvimento”, e salientou ainda, que os municípios precisam estar mais próximos do Estado para desenvolver projetos de pesquisa e extensão técnica de forma integrada.

“Estamos muito satisfeitos pelo que ouvimos, porém isso é apenas um começo. No próximo semestre iremos abordar todos os setores das cadeias produtivas do agronegócio aqui na Comissão de Agricultura”, informou Chicão Gorski.

Daniela Bordinhão
* Com informações de Bethânia Helder
Crédito da foto: Marco Couto Ag/ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário