quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chicão quer sociedade participando da criação do Conselho do Idoso

Preocupado com o envelhecimento da população brasileira e, especialmente, a gaúcha, o deputado Chicão Gorski (PP) entende que é hora de criar efetivamente o Conselho Estadual do Idoso. Na audiência pública realizada hoje (4) na Assembleia Legislativa para discutir ações e políticas sobre a defesa dos idosos, o parlamentar chamou a atenção para o fato de que, pela primeira vez, o governo está abrindo a possibilidade de participação da sociedade na fase de elaboração de projeto de lei nesse sentido. “O Conselho foi instituído por Decreto, mas sua criação, a partir da elaboração de projeto de lei e discutida com a população, o tornaria muito mais efetivo”, ressalta.
O deputado concorda com a pauta de sugestões entregue pela Federação Estadual dos Clubes de Terceira Idade do Rio Grande do Sul (Fectirgs) aos deputados presentes a Audiência. O documento aponta a necessidade de melhorias na segurança pública e na segurança no trânsito, a capacitação e sensibilização do setor de transporte público coletivo, a adequação do acesso do idoso a prédios públicos e melhorias nas calçadas, a criação de programas de atualização e qualificação das equipes de profissionais que atuam na atenção ao idoso, a implementação de planos intersetoriais de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.
Chicão destacou ainda que estas ações devem ser adotadas em parceria entre União, Governo do Estado e prefeituras. “Não há como se fazer ações públicas sem a integração de todos os agentes envolvidos”, garante.

Vicente Romano - MTB 4932

Nenhum comentário:

Postar um comentário