terça-feira, 21 de junho de 2011

Presidente da Comissão de Agricultura apoia mobilização dos arrozeiros

Chicão também recebeu vereadores de Rosário preocupados com o setor

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Chicão Gorski (PP), participou nesta terça-feira (21) da mobilização política em defesa da lavoura de arroz, na Assembleia Legislativa. O parlamentar reiterou seu apoio à luta dos arrozeiros e lembrou que a comissão está acompanhando o movimento e auxiliando na busca de alternativas para enfrentar a crise de comercialização no setor.

Durante o encontro no Solar dos Câmara, foi entregue aos parlamentares, os pleitos do setor, destinados tanto ao Governo Federal, quanto ao Governo Estadual. Dentre os estaduais estão equalizar automaticamente a pauta do produto em consonância com os valores de mercado; a equalização do ICMS do arroz em todos os estados a fim de acabar com a guerra fiscal; o incentivo às exportações dos excedentes de produção por meio da isenção do CDO no produto e a aplicação das leis fitossanitárias e tributárias em vigor.

No que tange o âmbito federal, as medidas solicitam o adiamento do vencimento dos financiamentos agrícolas para 31 de outubro e solução do endividamento para esta data; a utilização de mecanismo que alcance prêmio direto ao produtor; manutenção do pacote anunciado no último dia 6; compensação dos produtores pelas assimetrias do Mercosul e a agilização do escoamento da doação das 500 mil toneladas aprovadas a fim de abrir espaço nos armazéns credenciados.

Rosário do Sul
Chicão Gorski recebeu na tarde desta terça-feira (21), em seu gabinete parlamentar, comitiva de vereadores de Rosário do Sul, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Alsom Pereira da Silva (PP). Na ocasião, representantes do município manifestaram preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos produtores de arroz.

Alsom Pereira da Silva solicitou ao deputado a realização de uma audiência pública conjunta da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Rosário do Sul. O objetivo é reforçar o apoio aos pleitos dos produtores para minimizar a grave crise do setor orizícola.

Chicão Gorski lembrou que a Comissão já promoveu a realização de debates sobre o tema no Legislativo gaúcho e em Uruguaiana. “Temos o compromisso de continuar ouvindo os produtores e cobrando soluções para o setor. Por isso, vamos sugerir aos demais integrantes da comissão audiência pública em Rosário do Sul”, afirmou o parlamentar.

Acompanharam o presidente da Câmara, os vereadores Alisson Furtado Sampaio (PP); Cíntia de Souza (PDT); Edmundo Coelho da Rosa (PSB); Vilmar Ferreira (PTB); Vilmar Oliveira (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário