segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lideranças e comunidade de Itacurubi e região reivindicam a construção de acessos asfálticos

A Comissão Especial para tratar dos Municípios Sem Acesso Asfáltico realizou, na sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Itacurubi, audiência pública proposta pelo deputado Chicão Gorski (PP). Autoridades e lideranças da região apresentaram suas principais reivindicações, entre elas, a construção dos acessos asfálticos em Itacurubi (RS-541/ RS-168) e Garruchos/BR-285.

O representante da 12ª Superintendência Regional do Daer, engenheiro Jader Rodrigues, afirmou que as obras em Itacurubi poderão ser reiniciadas logo que for finalizada a construção do trecho de Capão do Cipó à RST-377 pela empresa Castilhos. Além disso, a liberação do empréstimo que está sendo viabilizado através do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) irá agilizar o andamento da obra em Itacurubi.

O Parlamento gaúcho aprovou os projetos já sancionados que autorizam o Executivo a contrair financiamento de R$ 1,3 bilhão com o BNDES e de US$ 480 milhões junto ao Banco Mundial (BIRD) para investimentos em infraestrutura. Segundo a prefeita de Itacurubi, Ione Goulart (PP), a lista de prioridades divulgadas pelo Estado segue como critérios o andamento das obras, extensão do trecho e distribuição regional. “Itacurubi é o primeiro município do segundo lote.O acesso da RS-541 a RS-168 impulsionará o desenvolvimento da região e dará mais segurança de trafegabilidade aos usuários da estrada”, frisou a prefeita. Já o acesso de Garruchos a BR-285 encontra-se no terceiro lote, mas a intenção, conforme o deputado Chicão Gorski, é conseguir antecipar para o segundo.

Chicão destacou a importância dos debates, especialmente, para as comunidades que sofrem com a carência de pavimentação. "Essa é uma forma de pressionar o governo gaúcho e mostrar o quanto desejamos o acesso asfáltico a todos os municípios gaúchos”, afirmou o parlamentar progressista.

A audiência pública, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), contou ainda com a participação do deputado Paulo Odone (PPS) , do prefeito de Bossoroca, Ardi Jaeger (PP), e de vereadores e lideranças de Itacurubi, Rolador, Santo Antônio das Missões, Bossoroca e Santiago.

Daniela Bordinhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário