quarta-feira, 22 de junho de 2011

Chicão participa do debate sobre Inspeção Sanitária na Famurs

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Chicão Gorski (PP), participou nesta quarta-feira (22), do 31º Congresso de Municípios organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). O parlamentar foi um dos painelistas do debate sobre “Inspeção Sanitária: viabilidade e necessidade”, mediado pela jornalista Lizemara Prates e que contou também com o deputado federal, Darcísio Perondi, o superintendente do Ministério da Agricultura no RS, Francisco Signor, e a veterinária da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), Ângela Antunes. O congresso aconteceu no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Em sua exposição, Chicão Gorski defendeu que os municípios que dispõem ou não do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) - ferramenta de gestão para regularizar o funcionamento de empreendimentos que trabalham com produtos de origem animal comercializados dentro do próprio município - devem estar preparados para se adequar às normas sanitárias estaduais.

O parlamentar progressista também cedeu um espaço de sua participação ao deputado Edegar Pretto (PT), que falou sobre o Projeto de Lei 66/2011, em tramitação na Assembleia Legislativa. O PL tem como objetivo simplificar a burocracia e facilitar a obtenção de autorização para que os pequenos produtores possam vender o produto de suas agroindústrias em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Chicão Gorski afirmou ainda que vai sugerir aos membros da Comissão de Agricultura audiência pública para tratar do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “ Vamos detalhar o tema com os técnicos e especialistas da Secretaria Estadual de Agricultura, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Famurs e outras entidades relacionadas com o tema”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário