quinta-feira, 2 de junho de 2011

Presidente da Comissão de Agricultura prestigia os 56 anos da Emater/RS-Ascar

Chicão Gorski destaca trabalho da instituição com a agricultura familiar

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Chicão Gorski (PP) prestigiou, na manhã desta quinta-feira (02), a comemoração dos 56 anos da Emater/RS-Ascar, realizado na sede da instituição. O parlamentar destacou que a Emater/RS-Ascar tem papel fundamental na consolidação da agricultura familiar do Rio Grande do Sul. “Hoje, a agricultura familiar gaúcha é modelo no país e no estado graças ao trabalho desenvolvido pelos extensionistas rurais”, frisou.

Chicão disse que a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa vai realizar debates para tratar de novas alternativas para as pequenas propriedades, como a diversificação de culturas e a qualificação do que é produzido. “Nosso objetivo é unificar as ações de todos os setores envolvidos na questão da agricultura familiar e na diversificação da pequena propriedade. Pretendemos que, desde a pesquisa científica até a liberação de recursos para crédito rural, possa haver um trabalho conjunto, aproveitando as experiências de todos ”, afirmou. Segundo ele, a intenção é reunir diversas entidades de ensino, pesquisa e extensão, órgãos estaduais, federais, regionais e locais que possam contribuir com os debates.

A Emater/RS-Ascar está presente hoje em 492 dos 496 municípios do Estado. São 286.256 famílias de pequenos agricultores, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e assentados, que recebem apoio de extensionistas de diversas áreas, fundamental para o desenvolvimento social e econômico dos produtores.

Daniela Bordinhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário