terça-feira, 27 de setembro de 2011

Presidente da Comissão de Agricultura defende intensificação da vigilância sanitária nas fronteiras

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Chicão Gorski (PP), participou, no último final de semana, da 16ª Boexpa (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial), em Bossoroca. Em seu pronunciamento na abertura oficial da feira, o deputado falou sobre a preocupação com o foco da febre aftosa no Paraguai e da necessidade de intensificar as ações de vigilância sanitária nas fronteiras para impedir que o vírus chegue ao Rio Grande do Sul.

Na opinião do parlamentar, a descoberta do foco de aftosa no Paraguai mostra que o estado gaúcho deve continuar mantendo o status sanitário livre de febre aftosa com vacinação. Ele defende a elaboração de um plano sanitário conjunto entre o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai; investimentos em infraestrutura das inspetorias veterinárias para melhorar o controle sanitário do rebanho gaúcho e em barreiras fixas junto à fronteira com o Uruguai, Argentina e Santa Catarina.

Chicão também destacou a Boexpa como uma feira de referência no Estado. “Aqui os produtores podem ter uma mostra da qualidade do rebanho bovino e ovino de Bossoroca e da região missioneira”, disse. Na feira, o parlamentar aproveitou ainda para ouvir as principais reivindicações dos produtores e abordar temas como as mudanças no Código Florestal Brasileiro, em tramitação no Senado.

Legenda da foto: Em Bossoroca, deputado falou sobre a preocupação com o foco da febre aftosa no Paraguai.
Crédito da foto: Divulgação do Gabinete do Deputado Chicão Gorski

Nenhum comentário:

Postar um comentário