quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Deputado quer soluções do governo federal para as dívidas dos produtores de soja, milho e trigo

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia gaúcha, deputado Chicão Gorski (PP), destacou, nesta semana, o comprometimento do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, em buscar uma solução para os débitos acumulados dos produtores de soja, milho e trigo provenientes de 69 municípios das regiões Centro, Fronteira Oeste e Missões do Rio Grande do Sul.

Na última terça-feira (13), o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), acompanhado de lideranças das regiões, apresentou ao ministro levantamento das perdas agrícolas acumuladas desde de 2003, provocadas pelas estiagens recorrentes e o baixo preço desses produtos. O estudo foi elaborado pela assessoria técnica da Comissão de Agricultura do Legislativo gaúcho, baseado em dados do IBGE, Fecoagro, Conab e Emater/RS.

Conforme Chicão Gorski, apesar dos bons resultados da safra 2010/2011, os produtores não conseguirão pagar as contas geradas desde aquela época. O parlamentar enfatiza que a lavoura de soja teve um prejuízo acumulado de aproximadamente de R$ 3 bilhões e, considerando mais as culturas do milho e do trigo as perdas podem chegar a R$ 4,3 bilhões. “Vamos acompanhar o andamento desse assunto e cobrar do governo federal soluções viáveis para os produtores”, disse Chicão.

Na reunião, no Ministério da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho reconheceu as dificuldades financeiras dos agricultores e afirmou que a situação será avaliada por técnicos da pasta.

Daniela Bordinhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário