quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pequenos fumageiros solicitam audiência pública para discutir endividamento da categoria

O endividamento dos cultivadores de fumo nas cidades de General Câmara, Passo do Sobrado, São Jerônimo e Vale Verde foi pauta de amplo debate no período de assuntos gerais da reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo na manhã desta quinta-feira (14). O órgão técnico é presidido pelo deputado Chicão Gorski (PP), e a reunião foi a última realizada antes do recesso parlamentar do mês de julho, que inicia dia 17.

Uma comitiva de agricultores lotou a sala José Antônio Lutzenberger, no 4º andar da Assembleia Legislativa, para expor a situação do endividamento da classe. Júlio Cesar Selbach, representando os pequenos fumageiros, agradeceu a oportunidade concedida pela Casa e leu o abaixo assinado feito por mais de 400 agricultores solicitando audiência pública para discutir a questão.

“Neste documento estamos pedindo uma atenção do governo do Estado para os colonos endividados. Nós somos diariamente explorados pelas grandes indústrias fumageiras, que colocam o preço que bem entendem no nosso produto e nos fazem assinar o contrato na hora, pois se quisermos levar para algum advogado para averiguar eles desfazem o negócio e nós mais uma vez saímos perdendo”, contou. Selbach também relatou que a falta de recursos para pagar as dívidas vem acarretando sérios problemas sociais. “Estamos perdendo as nossas terras. Sem chão não há como plantar. Sem plantar não podemos pagar a quantidade absurda de juros dos financiamentos que realizamos para construir os armazéns e as estufas para trabalhar a nossa produção. É crescente o número de suicídios entre os nossos companheiros, que não aguentam ver a Justiça tirando suas terras e saber que os seus filhos estão passando fome”, revelou emocionado.

Luis Weber, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf/Sul), falou aos deputados que nenhum representante dos pequenos agricultores pode participar da discussão dos valores que as industrias irão pagar pelo fumo. “ É impossível o avanço na questão do endividamento, já que não podemos negociar os valores a serem pagos pelo nosso produto”, contou. A Comissão de Agricultura deverá atender a solicitação e organizar audiências públicas com os envolvidos na questão para tratar do tema.

Presenças
Participaram da reunião, além do presidente da CAPC, Chicão Goski (PP), os deputados Aloisio Classmann (PTB), Alceu Barbosa, Gerson Burmann (PDT), Altemir Tortelli, Edegar Pretto, Jeferson Fernandes (PT), Heitor Schuch (PSB) e Gilberto Capoani (PMDB).

Agência de Notícias AL/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário