terça-feira, 5 de julho de 2011

Comissão de Agricultura pede prorrogação do prazo de entrega da análise do solo

Medida semelhante já foi adotada no ano passado.

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, encaminha hoje (05) ao ministério da Agricultura, pedido de prorrogação de 60 dias do prazo para a entrega de análise de solo aos agentes financeiros para a obtenção de financiamento de custeio na safra de trigo 2011/2012. O exame químico e físico é obrigatório para a obtenção do seguro garantias bancárias da lavoura. A partir deste ano, a exigência passa a valer para valores acima de R$ 8 mil. A solicitação atende pedido da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro).

Conforme o presidente da Comissão, deputado Chicão Gorski (PP), as entidades representativas dos produtores estão preocupadas com o prazo, já que o período de contratação de custeio do trigo começou no final da última semana. “O grande entrave é o reduzido número de laboratórios para atender toda a demanda em curto espaço de tempo. Esperamos que com a prorrogação, os produtores possam encaminhar os pedidos com tranquilidade”.

Chicão Gorski pretende, ainda, contatar o ministério da Agricultura para que sejam credenciados novos laboratórios para análise de solo da próxima safra. “O Ministério precisa disponibilizar mais laboratórios para realizar todos os processos em tempo hábil”, sugere.

Vicente Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário