quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aproximação com municípios do interior é destaque no trabalho da Comissão de Agricultura

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), realizou 16 reuniões ordinárias neste primeiro semestre. No mesmo período, o órgão técnico aprovou a realização de 29 audiências públicas. Dessas, 16 já ocorreram na Assembleia Legislativa ou no interior do estado, por meio do projeto de interiorização da comissão.
Gorski destaca o trabalho conjunto que o órgão técnico vem realizando com municípios, instituições estaduais e federais e entidades representativas como cooperativas, federações e sindicatos rurais. A aproximação tem como objetivo debater e ajudar a viabilizar projetos e reivindicações indispensáveis ao desenvolvimento da produção primária. “Foi um primeiro semestre de muito trabalho. As mudanças no Código Florestal e as questões referentes aos setores fumageiro e orizícola foram temas que mobilizaram a comissão, produtores e demais setores envolvidos na busca de encaminhamentos e soluções junto aos governos federal e estadual”, comentou.

Interiorização
Neste primeiro semestre, Gorski destaca também a interiorização das atividades da comissão. “Estamos levando às comunidades a discussão dos principais assuntos que envolvem a produção primária como, por exemplo, a audiência pública sobre as alternativas de produção agropecuária em pequenas propriedades rurais”, explicou.

Dentro do projeto de levar a comissão ao interior para discutir as demandas regionais diretamente nos municípios foram visitadas as cidades de Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Sarandi, Jaguari, Arroio do Meio, Ipê, São Lourenço do Sul, Caxias do Sul, Canguçu, Taquara, Erechim, Lajeado, Santa Maria, Sananduva, Santa Rosa, Crissiumal, Pelotas, Venâncio Aires e Três Passos. “Assim ficamos conhecendo melhor a realidade local. Com isto, podemos através das demandas das populações do interior, que têm nas atividades agropastoris sua principal fonte de renda, auxiliar da melhor forma”, reiterou Chicão Gorski.

Planos
Na opinião do presidente da comissão, o evento realizado em Santiago, no final de junho, sobre as alternativas de produção para as pequenas propriedades rurais, foi o primeiro de uma série de debates sobre o tema. De acordo com Gorski, a comissão deverá debater o assunto ao longo do segundo semestre em outros municípios do estado. “Queremos incentivar a manutenção do homem no campo, através de estratégias para diversificar a produção e melhorar a renda do agricultor. O objetivo é unificar as ações de todos os setores envolvidos na questão da agricultura familiar”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário