quinta-feira, 7 de julho de 2011

Audiência pública discute aproveitamento do arroz na produção de biocombustíveis

Alternativas para o uso do arroz e resíduos na produção de álcool e derivados foram discutidas em audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC) na manhã desta quinta-feira (7), no Espaço da Convergência, térreo do Palácio Farroupilha. A audiência foi proposta e conduzida pelo presidente do órgão técnico, deputado Chicão Gorski (PP).

"Sabemos que o setor vive uma crise por conta dos baixos preços do produto no mercado nacional e internacional. Então nossa missão é ajudar os agricultores deste importante setor de nossa economia a buscar alternativas viáveis para a produção", destacou Chicão.

Alternativas apresentadas
Representantes de quatro instituições apresentaram ideias e pesquisas realizadas sobre formas de utilizar o arroz na produção de biocombustíveis. Valmor Bandeira, da empresa Imana, falou das possibilidades biotecnológicas do arroz; Vilson Neumann Machado, consultor da Federarroz para bioenergia, sobre usos alternativos para o arroz; Clenio NailtoPillon, chefe adjunto de pesquisa da Embrapa, falou do trabalho realizado pela Embrapa Clima Temperado sobre as diversas utilizações do arroz; Harold Ospina Patino, professor da Ufrgs, sobre a proposta do Nipeb/Ufrgs para produção de biocombustíveis na agroindústria do arroz.

"O mais importante é mostrar as vantagens que podem ser obtidas a partir do uso do arroz neste tipo de produção. Tecnologia já existe para que isto se torne uma realidade, e mercados que podem consumir a produção", ressaltou Bandeira. Segundo o consultor da Federarroz, o arroz já vem sendo utilizado para a produção de diversos co-produtos, como rações, óleos, energia térmica e agora biocombustíveis. "É mais uma alternativa para o produtor buscar mercados que estão além da cadeia alimentícia", destacou Machado.

Fizeram parte da mesa Fernando Pereira, presidente do Irga; Lionara Leão, representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Renato Rocha, presidente da Federarroz; André Barreto, presidente da Fearroz; Marcio Langer, assessor técnico da Fetag; Gorete Reis, pesquisadora da Fepagro; Valdir Zonin, diretor administrativo da Emater; e Marco Dornelles, coordenador técnico da Afubra.

Embargo à carne suína
Antes da audiência pública, realizou-se reunião ordinária da comissão no mesmo local. Em ordem do dia, para apreciação pelos parlamentares membros da comissão, o requerimento de audiência pública do deputado Heitor Schuch (PSB) para debater alternativas para produção agropecuária nas pequenas propriedades rurais, que foi aprovada.

Também participou do encontro o deputado federal Osmar Terra (PMDB), que falou a respeito do embargo russo à carne suína gaúcha, e o que vem sendo feito para que a restrição seja retirada pelo governo da Rússia. Atualmente o Brasil exporta cerca de R$ 4 bilhões em carne suína para o país eurasiano, destes cerca de R$ 1 bilhão vai para lá através de produtores localizados no Rio Grande do Sul. "Uma comissão ao qual fiz parte visitou o embaixador russo em Brasília, e ele explicou os motivos do embargo e as novas exigências aos produtores. Como não tínhamos estrutura para realizar os novos exames exigidos foi dado o prazo de 60 dias para a adaptação. Nesta semana o Ministro da AGricultura está na Rússia conversando com o governo, e logo deve voltar com boas notícias para os suinocultores", relatou Terra.

Presenças
Participaram da reunião ordinária e audiência pública os deputados Aloísio Classmann (PTB), Edegar Pretto (PT), Altemir Tortelli (PT), Jeferson Fernandes (PT), Alexandre Postal (PMDB), Edson Brum (PMDB), Gerson Burmann (PDT), Alceu Barbosa (PDT), e Heitor Schuch (PSB). Também estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; universidades; Embrapa; Fiergs; Farsul; Famurs; Coredes; Sindarroz; escolas técnicas federais e estaduais e outras entidades com afinidade com o tema.

Euclides Bitelo - MTB 11377 / Agência de Notícias da AL
Crédito da foto: Marco Couto /Ag.AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário