quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CONVITE PARA A MISSA DE 7º DIA

Familiares, assessores e amigos convidam para a missa de 7º dia de falecimento do deputado estadual Chicão Gorski. A cerimônia acontece, neste sábado (19), às 18h, na Igreja Matriz de Santiago.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AGRADECIMENTO

Familiares e as equipes do gabinete parlamentar do deputado Chicão Gorski (PP) e da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo agradecem as manifestações de carinho e apoio de todos neste momento doloroso. A presença de amigos, lideranças políticas e comunidade de Santiago e região é reconfortante e nos dá esperança e força para prosseguir com os sonhos e os ideais do nosso querido deputado Chicão Gorski.

Familiares e equipe do deputado Chicão Gorski.

sábado, 12 de novembro de 2011

Deputado destaca importância da Fecoarti para a economia e cultura de Santiago


O deputado Chicão Gorski (PP) representou a presidência da Assembleia Legislativa na solenidade oficial de abertura da 11ª Feira de Comércio, Artesanato, Indústria e Serviços de Santiago (Fecoarti), que aconteceu na noite desta sexta-feira (11), no Complexo Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto.

Para o deputado, a Fecoarti é a principal vitrine da atividade produtiva local. Além da mostra das potencialidades de Santiago, a feira é um evento de negócios e entretenimento que privilegia a inovação tecnológica e os empreendimentos diferenciados. “ A Fecoarti é uma forma de valorizar a economia e a cultura de Santiago e, ao mesmo tempo, estimular a integração regional”, disse Chicão Gorski .

Gabinete Itinerante
O Gabinete Itinerante do parlamentar está na 11ª edição da Fecoarti. O deputado e sua equipe de assessores estão à disposição da comunidade de Santiago e região no estande nº6, entre os espaços reservados para a prefeitura de Santiago e o Centro Empresarial. Os visitantes poderão obter informações sobre o trabalho do parlamentar na Assembleia Legislativa, através de materiais de divulgação.

Daniela Bordinhão

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Encontro Esportivo Entre Prefeituras
O deputado Chicão Gorski prestigiou, na quinta-feira (10), a XIX edição do Encontro Esportivo Entre Prefeituras (ENESPREF), em São Pedro do Sul. O evento reúne prefeituras de toda a região Central.


Deputado Chicão acompanhado do prefeito Júlio Ruivo, do vereador Pelé e de participantes do evento

Chicão Gorski representa a Assembleia Legislativa na 11ª Fecoarti, em Santiago

Gabinete Itinerante do deputado estará na feira

O deputado Chicão Gorski (PP) representa a presidência da Assembleia Legislativa na solenidade oficial de abertura da 11ª Feira de Comércio, Artesanato, Indústria e Serviços de Santiago (Fecoarti), que acontece nesta sexta-feira (11), às 19h, no Complexo Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto. O evento estende-se até terça-feira (15).

Antes da abertura, Chicão participa da reunião de prefeitos da Associação dos Municípios da Região Centro (AMCentro), às 16h, no salão de eventos do Centro Empresarial de Santiago. O encontro integra as atividades da 11ª Fecoarti e vai debater os recursos hídricos na Região Centro do Estado e linhas de crédito do Badesul.

Gabinete Itinerante
O Gabinete Itinerante do parlamentar também estará presente durante os cinco dias da feira. O deputado e sua equipe de assessores ficarão à disposição da comunidade de Santiago e região no estande nº6, entre os espaços reservados para a prefeitura de Santiago e o Centro Empresarial. Os visitantes poderão obter informações sobre o trabalho do parlamentar na Assembleia Legislativa, através de materiais de divulgação.

Chicão Gorski destaca a importância da Fecoarti que serve para mostrar os produtos do município, especialmente no que se refere ao comércio, indústria, artesanato e serviços. "A Fecoarti é a principal vitrine da atividade produtiva local", considera.

Daniela Bordinhão

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Deputado trata da Copa Santiago com o cônsul-geral do Uruguai


O deputado Chicão Gorski (PP) solicitou, nesta quinta-feira (10), ao cônsul-geral do Uruguai, Pablo Scheiner, respaldo institucional às equipes de futebol do Uruguai que irão participar da 24ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, de 27 de janeiro a 11 de fevereiro de 2012. Na reunião, o cônsul garantiu apoio institucional aos jogadores uruguaios, enquanto estiverem no Brasil. Scheiner informou que vai contatar o Consulado de Distrito do Uruguai - Quaraí (RS) e o Consulado de Distrito do Uruguai - Santana do Livramento (RS) para solicitar que deem atenção às equipes uruguaias.

Tecnologia e pesquisas

Como presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Chicão Gorski pediu ao cônsul informações sobre experiências em tecnologias e pesquisas voltadas ao setor agropecuário do Uruguai. Scheiner garantiu que vai requerer ao Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA) do Uruguai um levantamento dos principais “cases” nesta área. Chicão comentou que posteriormente poderão ser realizadas visitas em universidades e empresas uruguaias que desenvolvam inovações tecnológicas no setor agrícola.

Daniela Bordinhão

Chicão Gorski volta ao DAER para reivindicar conclusão da RST-377


O deputado Chicão Gorski (PP) voltou ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), nesta quarta-feira (9), para reivindicar ao diretor-geral, José Francisco Fogaça Thormann, a conclusão da RST-377, no trecho entre Santiago e Capão do Cipó. O parlamentar também reiterou pedidos de pavimentação asfáltica de vias de acesso a municípios gaúchos.

Na reunião, Thormann adiantou que foi definida uma alternativa emergencial para continuar com as obras de conclusão da RST-377. “As constantes mobilizações do deputado Chicão Gorski, da Comissão Especial formada por lideranças que acompanha e fiscaliza as obras da RST-377, de prefeitos, vereadores e comunidade, nos levaram a buscar uma solução emergencial”, disse o diretor-geral. Thormann lembrou que a empresa responsável pelas obras solicitou a rescisão do contrato.

Chicão Gorski também pediu prioridade nas obras de pavimentação asfáltica da ERS-538, trecho entre o entrocamento da BR-287 e o distrito de Ernesto Alves. Igualmente solicitou a liberação de recursos de convênios entre o DAER e os municípios de Santiago e Bossoroca.

Santo Antônio das Missões

O parlamentar requereu ainda a colocação de um ponto de parada de ônibus, nas proximidades do bairro Santa Catarina, no município de Santo Antônio das Missões. “Estamos trazendo essa reivindicação do vereador Fábio Rodrigues (PP). Ele está preocupado com os moradores do bairro que dispõe atualmente de uma parada, distante cerca de 400 metros, do perímetro urbano. O atendimento da reivindicação certamente resultará em maior segurança e qualidade de vida aos cidadãos que precisam do transporte coletivo diariamente”, frisou Chicão Gorski.

Daniela Bordinhão

Comissão de Agricultura aprova requerimento de audiência pública

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), realizou reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (10).

Na Ordem do Dia, um requerimento de audiência pública foi aprovado. O deputado Adilson Troca (PSDB), proponente do debate, pretende discutir a alteração na legislação vigente no que diz respeito a concessão de seguro desemprego para pescadores profissionais de categoria artesanal, durante os períodos de defeso.

O encontro deverá acontecer dia 24 de novembro na Assembleia Legislativa. A data está sujeita à alterações.

Daniela Bordinhão
* Com informações de Bethânia Helder

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Requerimento de audiência para discutir legislação sobre pescadores artesanais na pauta da Comissão

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC), presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), realiza, nesta quinta-feira (10), às 9 h, reunião ordinária. O encontro acontece na sala José Lutzenberger, 4° andar do Palácio Farroupilha.

Na pauta da reunião, parlamentares apreciam requerimento de audiência pública solicitado pelo deputado Adilson Troca (PSDB), que pretende debater a alteração na legislação vigente no que diz respeito a concessão de seguro desemprego para pescadores profissionais de categoria artesanal, durante os períodos de defeso.


* Com informações de Bethânia Helder

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Municípios e entidades querem o pagamento de demandas da Consulta Popular


Prefeitos, vereadores e representantes do Executivo e entidades participaram da audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais, na manhã desta terça-feira (8), que tratou de pendências do governo do Estado nos repasses de verbas aos municípios referentes às demandas da Consulta Popular (CP). O deputado Chicão Gorski (PP), proponente e coordenador do debate desta manhã, avaliou como positivo o encontro, que reuniu representantes de 45 municípios gaúchos. O parlamentar destacou que os municípios exigem o cumprimento pelo governo do Estado do repasse de recursos referentes às demandas votadas na Consulta Popular e definidas no orçamento estadual.

Como encaminhamento da audiência pública, o parlamentar solicitará que também integrem nas negociações entre o governo e os Coredes, a participação da Famurs, Uvergs, AGM e o Fórum Democrático da Assembleia Legislativa. Essas entidades faziam parte da comissão paritária instituída, por decreto em 2010, para discutir o passivo e a organização da Consulta Popular. "Que esta comissão paritária defina com o governo um cronograma com valores, metas e prazos de pagamento, além de critérios e prioridades na liberação dos recursos da Consulta Popular", afirmou. Chicão Gorski adiantou que vai apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), determinando que os recursos orçamentários alocados em função da Participação Popular sejam de execução impositiva no orçamento do Estado. “ Verbas da Consulta Popular em relação as demais do orçamento são consideradas de valores baixos, chegando a menos de 1% da Receita Corrente Líquida do Estado”, frisou Chicão.

O parlamentar lembrou, que há menos de dois meses do término do exercício orçamentário financeiro, foram pagos aproximadamente R$ 16,3 milhões, dos R$ 165 milhões da Consulta Popular 2010, prevista no orçamento de 2011. “Naturalmente, os projetos não executados passarão a compor o passivo em 2012, somando-se às dívidas das gestões anteriores. Além, é claro das demandas eleitas no processo de Participação Popular Cidadã de 2011, no montante de mais R$ 165 milhões”, alertou. Chicão ressaltou a necessidade de priorizar a execução das demandas dentro do exercício previsto.

Manifestações

O presidente do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Hugo Chimenes, detalhou o passivo de gestões passadas de 2004 a 2010 e salientou que dos R$ 165 milhões previstos no orçamento de 2011, apenas 10% foram repassados aos municípios e entidades. Levantamento dos Coredes mostrou um passivo de demandas anteriores em torno de R$ 476 milhões, mas o Executivo reconheceu a existência de R$ 384 milhões. “Após negociações entre o governo e os Coredes, foi feita uma triagem das prioridades e chegou-se a um passivo de R$ 150 milhões, do período de 2004 a 2010”, disse. Ele destacou que na última reunião com o governo do Estado, os Coredes solicitaram que conste, em um protocolo de intenções, a forma como o Executivo vai pagar esse passivo de R$ 150 milhões.

O secretário adjunto do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Gilson de Brum, avaliou como importante para a democracia o processo de Participação Popular Cidadã através da Consulta Popular. Ele garantiu que o atual governo já reconheceu as demandas da CP e vai honrar todos os compromissos assumidos para diminuir os passivos existentes desde 2004. Conforme Gilson de Brum, o atual governo está cumprindo o compromisso de pagar R$ 4 milhões mensais para cobrir passivos de anos anteriores.

O representante da Secretaria Estadual da Fazenda, Alexandre Luzzi, reiterou que o governo reconhece o passivo de 2004 a 2010 e o compromisso de pagá-lo. Segundo ele, em 2011, já foram pagos mais de R$ 45 milhões dessa dívida.

O diretor de Projetos e Tecnologia da Famurs, José Amaro, da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), solicitou que seja elaborado um calendário real de pagamentos da Consulta Popular. Ele adiantou que o tema dos passivos da CP será debatido na assembleia da entidade que será realizada em janeiro de 2012.

O representante da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia, elogiou a iniciativa da audiência pública e propôs o restabelecimento da comissão paritária com a participação da Comissão de Assuntos Municipais e entidades para acompanhar a execução orçamentária e cobrar do Executivo estadual o cumprimento das demandas relativas à Consulta Popular. Também participaram da audiência representantes dos Comudes e AGM.

Daniela Bordinhão
Crédito da foto: Divulgação Gabinete do deputado Chicão Gorski (PP)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bioma Pampa pauta debate das comissões de Agricultura, Mercosul e Economia


As comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, do Mercosul e Assuntos Internacionais e de Economia e Desenvolvimento Sustentável realizaram, nesta segunda-feira (7), audiência pública conjunta, na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, para tratar do tema Bioma Pampa. O debate integrou a programação da 5ª Conferência Internacional do Bioma Pampa, promovida pela Força Sindical do Rio Grande do Sul, que acontece até quarta-feira (9).

As alternativas de desenvolvimento aliadas à preservação ambiental em regiões constituídas pelo Bioma Pampa (vegetação campestre) foi um dos enfoques da audiência pública. “Precisamos buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente”, reiterou o presidente da Comissão de Agricultura, Chicão Gorski (PP). O deputado sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa para aprofundar o debate sobre as formas de desenvolvimento da Metade Sul do Estado - Fronteira Oeste. “Vamos discutir o desenvolvimento da região, sem esquecer da importância do Bioma Pampa para o Rio Grande do Sul e territórios da Argentina e Uruguai”, disse Chicão.

O Bioma Pampa também é conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos. No Brasil, o Bioma Pampa é encontrado no Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho, e também em regiões da Argentina e Uruguai.


Daniela Bordinhão

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Audiência da Comissão de Assuntos Municipais vai tratar do repasse de recursos da Consulta Popular

O debate foi proposto pelo deputado Chicão Gorski


A Comissão de Assuntos Municipais realiza, na terça-feira (8/11), audiência pública para tratar das pendências do governo do Estado nos repasses de verbas aos municípios referentes às demandas da Consulta Popular (CP). O debate, proposto pelo deputado Chicão Gorski (PP), acontece, às 9h15, no Espaço da Convergência, Sala do Fórum Democrático, térreo da Assembleia Legislativa.

Foram convidados a participar a Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã; Secretaria Estadual da Fazenda; Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas; Coredes, Famurs, Uvergs, AGM, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Conforme o parlamentar progressista, um dos objetivos é saber se o governo estadual vai cumprir o pagamento dos passivos das consultas populares de administrações estaduais anteriores. “Existe um passivo significativo deixado por gestões passadas. Quanto aos R$ 165 milhões de recursos previstos no orçamento de 2011, somente cerca de 10% foram repassados aos municípios e entidades”, disse.

O tema já foi tratado pela comissão, por solicitação do deputado Chicão Gorski, no início de maio. “Já estamos no final do exercício orçamentário e financeiro de 2011 e poucos recursos foram destinados à execução de projetos escolhidos pela população”, lamentou o parlamentar.

Daniela Bordinhão

Comissão de Agricultura irá tratar do Bioma Pampa em Santana do Livramento

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), realiza, nesta segunda-feira (7), audiência pública sobre o Bioma Pampa. O debate, em conjunto com as Comissões de Economia e Desenvolvimento Sustentável; Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Mercosul e Assuntos Internacionais; Saúde e Meio Ambiente, integra a V Conferência Internacional do Bioma Pampa.

O encontro acontece, às 13h30, na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento e conta com a presença de representantes de ministérios, Congresso Nacional, secretarias estaduais, FEPAM, FIERGS, FARSUL, FAMURS, UVERGS e Universidades.

Daniela Bordinhão
* Com informações de Bethânia Helder

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Chicão Gorski retorna ao DAER para tratar da RST-377 e de obras de pavimentação asfáltica


O deputado Chicão Gorski (PP) recebeu do diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), engenheiro Milton Cypel, a informação de que está autorizado o reinício das obras de pavimentação asfáltica da ERS-538, trecho entre o entrocamento da BR-287 e o distrito de Ernesto Alves. O parlamentar retornou, nesta quinta-feira (3), ao DAER para tratar da pavimentação asfáltica de vias de acesso a municípios gaúchos e reiterar o pedido de conclusão da RST-377, no trecho entre Santiago e Capão do Cipó.

Na reunião, Cypel garantiu a manutenção da RST-377, enquanto acontecem as renegociações do contrato das obras de conclusão da rodovia. Ele comentou que a empresa responsável pelas obras solicitou a rescisão do contrato.

Chicão Gorski também pediu agilidade no pagamento do convênio entre o município de Bossoroca e o DAER para a pavimentação asfáltica da avenida João Cândido Dutra, já concluída. O deputado afirmou que vai levar essas pautas ao diretor-geral do DAER, José Francisco Fogaça Thormann, na próxima semana.

Daniela Bordinhão

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Deputado e comissão da 11ª Fecoarti convidam o governador e o presidente da Assembleia para o evento


O deputado Chicão Gorski (PP) e a a comissão organizadora da 11ª Feira de Comércio, Artesanato, Indústria e Serviços de Santiago (Fecoarti), estiveram, nesta terça-feira (1º), em audiência com o governador do Estado, Tarso Genro, para convidá-lo a participar do evento que acontece de 11 a 15 de novembro, no Centro Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto. O parlamentar e a comitiva formada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Roger Roos; o presidente da feira, Carlos Alvim de Oliveira, e coordenador do evento, João Carlos Machado também entregaram o convite ao presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde.

Carlos Alvim de Oliveira explicou que a feira é uma mostra das potencialidades do município. “Será um evento de negócios e de entretenimento que vai privilegiar a inovação e empreendimentos diferenciados. A intenção é valorizar o expositor e os produtos de Santiago”, ressaltou.

Chicão Gorski reiterou a importância da Fecoarti que serve para mostrar os produtos do município, especialmente no que se refere ao comércio, indústria, artesanato e serviços. "A Fecoarti é a principal vitrine da atividade produtiva local", disse.

Daniela Bordinhão

Chicão reúne-se com o cônsul-geral da Argentina para tratar da Copa Santiago


O deputado Chicão Gorski (PP) solicitou, nesta terça-feira (1º), ao cônsul-geral da Argentina, Júlio Olleta, respaldo institucional às equipes de futebol da Argentina que irão participar da 24ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, de 27 de janeiro a 11 de fevereiro de 2012. Na reunião, o cônsul garantiu apoio institucional aos jogadores argentinos, enquanto estiverem no Brasil. Olleta informou que vai contatar a Secretaria de Esportes e a Subsecretaria de Relações Institucionais vinculada ao Ministério de Relações Exteriores da Argentina para tratar do assunto.

Outras pautas
Como presidente da Comissão de Agricultura, o deputado solicitou ao cônsul informações sobre técnicas, que derão certo na Argentina, para resolver problemas de irrigação em lugares considerados áridos. Chicão comentou sua preocupação com as precipitações irregulares de chuvas nas regiões Oeste e Central do Rio Grande do Sul. “ Queremos estabelecer uma troca de informações com relação a esse assunto e buscar soluções para amenizar os problemas causados pela falta de chuvas”, disse o parlamentar.

Na reunião, Chicão também comentou sobre a produção de uvas e vinhos na Argentina e na região do Vale do Jaguari e a respeito da construção do complexo hidrelétrico de Garabi, entre a Província de Corrientes, na Argentina, e o estado do Rio Grande do Sul.

Daniela Bordinhão

Comissão de Agricultura aprecia requerimento de audiência pública nesta quinta-feira

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), realiza, nesta quinta-feira (3), às 9h, reunião ordinária na sala José Lutzenberger, 4° andar do Palácio Farroupilha.

Na Ordem do Dia, parlamentares apreciam requerimento de audiência pública para discutir a alteração da legislação vigente sobre a concessão do seguro desemprego aos pescadores profissionais, categoria artesanal, durante os períodos de defeso, instituída pela Lei nº 10.779/2003 e Resolução nº 657/2010 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT. O deputado Adilson Troca (PSDB), autor do requerimento, solicita também a discussão sobre que determina a Lei nº 11.959/2009, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca e regula as atividades pesqueiras.

Daniela Bordinhão
* Com informações de Bethânia Helder

Chicão Gorski participou, em Santa Maria, do Seminário Desenvolvimento e Participação

O evento aconteceu nesta segunda-feira na Câmara de Vereadores


O deputado Chicão Gorski (PP) participou, nesta segunda-feira (31), em Santa Maria, do Seminário Desenvolvimento e Participação, que contou com a presença de autoridades e lideranças dos Coredes Central, Vale do Jaguari, Jacuí Centro e Alto Jacuí. Uma das principais reivindicações apresentadas no evento refere-se ao fortalecimento da cidade de Santa Maria como polo gerador de desenvolvimento regional e de articulação da sociedade civil da região Centro. O evento também debateu temas como turismo paleontológico, agricultura familiar, infraestrutura e logística.

Na opinião do parlamentar, os programas não vêm prontos, estão sendo debatidos desde a sua formulação. “O fato de este governo considerar as experiências anteriores de participação, como a Consulta Popular, ao invés de invalidá-las, também é uma evolução, esses processos representam uma dinâmica que tem de ser respeitada", avaliou Chicão Gorski.

Daniela Bordinhão