sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Especialistas defendem a prevenção e a repressão ao tráfico para combater o crack e outras drogas

Mobilizações de combate às drogas em Santiago e São Vicente foram propostas pelo deputado Chicão Gorski


Mobilizações de combate ao crack e outras drogas marcaram, nesta quinta-feira (25), os debates realizados sobre o tema na Universidade Regional Integrada (URI), em Santiago, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, em São Vicente do Sul. Nos dois eventos, que reuniram ao todo cerca de 1 mil pessoas, especialistas e lideranças apresentaram ações e programas que podem ajudar a frear o avanço do crack e outras substâncias químicas. Conforme o proponente dos debates, deputado Chicão Gorski (PP), o objetivo é incentivar as comunidades a permanecerem mobilizadas para enfrentar o problema. O parlamentar progressista propôs que seja realizado, nos próximos meses, um seminário regional para capacitar agentes da rede de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Os debates desta quinta-feira em Santiago e São Vicente do Sul contaram com as palestras do secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira; do diretor do Departamento de Investigação do Narcotráfico (DENARC/Polícia Civil-RS), Joel Souza de Oliveira; da diretora da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do DENARC, Sônia Dall lgna; do delegado de Polícia Regional da 3ª DPR – Santa Maria, Marcelo Mendes Arigoni e da investigadora de polícia e psicóloga da Divisão de Assessoramento Especial (DAE) do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA/Polícia Civil-RS), Suzana Braun.

Os especialistas foram unânimes ao defender ações de prevenção ao uso de drogas e a repressão ao tráfico. Fabiano Pereira falou sobre programas e projetos desenvolvidos pela secretaria para combater o problema. Segundo o secretário, de cada 10 crimes registrados no RS oito tem relação com os entorpecentes. Fabiano defendeu a mobilização da sociedade para a prevenção. Ele frisou que o Estado sozinho não conseguirá deter a epidemia do crack e outras drogas.

O secretário destacou o termo de cooperação que permite que os bens do tráfico possam ser usados para combater o próprio tráfico no Rio Grande do Sul. A iniciativa está prevista no Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, criado pelo governo do Estado, por meio da Secretara da Justiça e dos Direitos Humanos, e aprovado, pela Assembleia Legislativa. O termo foi firmado entre o Estado, União, Tribunal de Justiça e Ministério Público e prevê que veículos e eletrodomésticos apreendidos em operações de combate ao tráfico sejam repassados para as polícias e entidades que trabalham com a prevenção e com o tratamento dos usuários.

Chicão Gorski reiterou a importância das mobilizações dos governos federal, estadual e municipais e de profissionais da Educação, Saúde e Segurança Pública para ajudar na luta contra às drogas. Ele citou o projeto Criança Feliz da prefeitura de Santiago que, desde 1998, oferece a prática de esportes e promove oficinas de artesanato, teatro, percussão, patinação artística, capoeira, música e dança em turno oposto do horário escolar. Cerca de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade são beneficiados com o projeto. “O Criança Feliz ajuda no resgate de valores, no desenvolvimento de aptidões artísticas, esportivas e intelectuais e, principalmente, contribui para formar jovens com um futuro digno livre das drogas”, comentou o deputado.

Os eventos contaram também com as presenças de prefeitos, vereadores, secretários municipais, delegados de polícia, promotores, juízes da Infância e da Juventude, conselheiros tutelares, estudantes e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário