terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aprovado parecer favorável ao PL que declara Nova Esperança do Sul como Capital da Bota

A Comissão de Assuntos Municipais aprovou, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (30), o parecer favorável do deputado Chicão Gorski (PP) ao Projeto de Lei nº 193/2010. De autoria do deputado Edson Brum (PMDB), o PL declara o município de Nova Esperança do Sul “Capital da Bota”, no Rio Grande do Sul. No final de junho, a Comissão de Constituição e Justiça também aprovou parecer favorável à matéria.

O parlamentar progressista destaca a qualidade e diferenciação dos calçados em couro fabricados em processo artesanal no município. “Une-se a essa tradição produtos de selaria e indumentária gaúcha, o que faz com que Nova Esperança do Sul seja reconhecida como polo coureiro”, afirma Chicão Gorski. Para o deputado, declarar Nova Esperança “Capital da Bota” é uma maneira de formalizar a expressão de como a cidade já é conhecida.

Tradição
A tradição de produzir botas no município começou em 1915 com a sapataria Redêncio Frizzo. Atualmente a cidade possui cerca de 33 pequenas indústrias de fabricação manual de botas em couro, as quais abastecem os mercados interno e externo, com mão de obra qualificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário