quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Status sanitário do rebanho do estado é pauta de audiência pública

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, realiza nesta quarta-feira (31), às 18 horas, audiência pública para debater o status sanitário do rebanho do Rio Grande do Sul. O encontro foi solicitado pelo presidente do órgão técnico, deputado Chicão Gorski (PP) e pelo deputado Frederico Antunes (PP). A reunião vai acontecer na Casa da Assembleia Legislativa, na Expointer.

Para participar da discussão desta temática foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, secretarias de Estado, universidades, escolas técnicas, sindicatos e demais entidades ligadas ao tema.

Vicente Romano

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Chicão recebe secretário de Educação de Capão do Cipó

O deputado Chicão Gorski (PP) recebeu na tarde desta terça-feira (30), a visita do secretário de Educação de Capão do Cipó, Luís Henrique do Nascimento Viana. Eles trataram das reivindicações referentes às escolas localizadas no município.

Chicão e prefeito de Mata tratam da situação do hospital da cidade

O deputado Chicão Gorski (PP) recebeu, em seu gabinete parlamentar, o prefeito de Mata, Sérgio Bruning. Na pauta, a situação do Hospital de Caridade de Mata.

Bruning solicitou ao deputado que reitere junto à Secretaria Estadual da Saúde o pedido de recursos para viabilizar projeto de reforma e readequação do hospital. “Queremos que o parlamentar interceda junto à secretaria para agilizar a liberação de recursos e a concretização das obras”, afirmou o prefeito.

Chicão frisou que a saúde é um dos temas prioritários. “Vamos encaminhar o pleito e reforçar a importância de melhorar as condições de infraestrutura do Hospital de Caridade de Mata”, disse.

A instituição possui 40 leitos, desses 28 são credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 12 são destinados a pacientes particulares ou que dispõem de convênios.

Aprovado parecer favorável ao PL que declara Nova Esperança do Sul como Capital da Bota

A Comissão de Assuntos Municipais aprovou, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (30), o parecer favorável do deputado Chicão Gorski (PP) ao Projeto de Lei nº 193/2010. De autoria do deputado Edson Brum (PMDB), o PL declara o município de Nova Esperança do Sul “Capital da Bota”, no Rio Grande do Sul. No final de junho, a Comissão de Constituição e Justiça também aprovou parecer favorável à matéria.

O parlamentar progressista destaca a qualidade e diferenciação dos calçados em couro fabricados em processo artesanal no município. “Une-se a essa tradição produtos de selaria e indumentária gaúcha, o que faz com que Nova Esperança do Sul seja reconhecida como polo coureiro”, afirma Chicão Gorski. Para o deputado, declarar Nova Esperança “Capital da Bota” é uma maneira de formalizar a expressão de como a cidade já é conhecida.

Tradição
A tradição de produzir botas no município começou em 1915 com a sapataria Redêncio Frizzo. Atualmente a cidade possui cerca de 33 pequenas indústrias de fabricação manual de botas em couro, as quais abastecem os mercados interno e externo, com mão de obra qualificada.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comissão de Agricultura participa ativamente da 34ª Expointer

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC), presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), estará no Espaço da Assembleia Legislativa durante a 34ª Expointer, que acontece de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O órgão técnico realizará quatro audiências públicas no decorrer da feira, além de reunião ordinária, que ocorre na próxima quinta-feira (01), às 9 horas. “A Expointer é o ponto alto de tudo que acontece no Rio Grande do Sul em se tratando de agricultura e pecuária. Por isso a transferência da Comissão de Agricultura para a Feira é imperativa. Esperamos mobilizar grande público na reunião e nas audiências realizadas no Espaço da AL dentro da programação do evento", salientou o parlamentar progressista.

Cronograma das Audiências Públicas:
Quando: 29.08.2011 – Segunda-feira, às 14h
Onde: Espaço da Assembleia Legislativa - Parque Assis Brasil, em Esteio
Pauta:
Medicamentos Veterinários Genéricos
Proponente: Deputado Edson Brum (PMDB)

Quando:31.08.2011 – Quarta-feira, às 18h
Onde: Espaço da Assembleia Legislativa - Parque Assis Brasil, em Esteio
Pauta: Status Sanitário do Rebanho do RS
Proponentes: Deputados Chicão Gorski (PP) e Frederico Antunes (PP)

Quando: 02.09.2011 – Sexta-feira, às 15h
Onde: Auditório do SIMERS - Máquinas Agrícolas
Pauta: Participação efetiva do Programa Federal Mais Alimentos nas feiras de exposições oficiais agropecuárias e tecnológicas do Rio Grande do Sul
Proponente: Deputado Mano Changes (PP)

Quando: 02.09.2011 – Sexta-feira, às 18h
Onde: Espaço da Assembleia Legislativa - Parque Assis Brasil, em Esteio
Pauta: Plano Safra Agropecuário Estadual
Proponente: Deputado Jeferson Fernandes (PT)

Vicente Romano

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Especialistas defendem a prevenção e a repressão ao tráfico para combater o crack e outras drogas

Mobilizações de combate às drogas em Santiago e São Vicente foram propostas pelo deputado Chicão Gorski


Mobilizações de combate ao crack e outras drogas marcaram, nesta quinta-feira (25), os debates realizados sobre o tema na Universidade Regional Integrada (URI), em Santiago, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, em São Vicente do Sul. Nos dois eventos, que reuniram ao todo cerca de 1 mil pessoas, especialistas e lideranças apresentaram ações e programas que podem ajudar a frear o avanço do crack e outras substâncias químicas. Conforme o proponente dos debates, deputado Chicão Gorski (PP), o objetivo é incentivar as comunidades a permanecerem mobilizadas para enfrentar o problema. O parlamentar progressista propôs que seja realizado, nos próximos meses, um seminário regional para capacitar agentes da rede de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Os debates desta quinta-feira em Santiago e São Vicente do Sul contaram com as palestras do secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira; do diretor do Departamento de Investigação do Narcotráfico (DENARC/Polícia Civil-RS), Joel Souza de Oliveira; da diretora da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do DENARC, Sônia Dall lgna; do delegado de Polícia Regional da 3ª DPR – Santa Maria, Marcelo Mendes Arigoni e da investigadora de polícia e psicóloga da Divisão de Assessoramento Especial (DAE) do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA/Polícia Civil-RS), Suzana Braun.

Os especialistas foram unânimes ao defender ações de prevenção ao uso de drogas e a repressão ao tráfico. Fabiano Pereira falou sobre programas e projetos desenvolvidos pela secretaria para combater o problema. Segundo o secretário, de cada 10 crimes registrados no RS oito tem relação com os entorpecentes. Fabiano defendeu a mobilização da sociedade para a prevenção. Ele frisou que o Estado sozinho não conseguirá deter a epidemia do crack e outras drogas.

O secretário destacou o termo de cooperação que permite que os bens do tráfico possam ser usados para combater o próprio tráfico no Rio Grande do Sul. A iniciativa está prevista no Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, criado pelo governo do Estado, por meio da Secretara da Justiça e dos Direitos Humanos, e aprovado, pela Assembleia Legislativa. O termo foi firmado entre o Estado, União, Tribunal de Justiça e Ministério Público e prevê que veículos e eletrodomésticos apreendidos em operações de combate ao tráfico sejam repassados para as polícias e entidades que trabalham com a prevenção e com o tratamento dos usuários.

Chicão Gorski reiterou a importância das mobilizações dos governos federal, estadual e municipais e de profissionais da Educação, Saúde e Segurança Pública para ajudar na luta contra às drogas. Ele citou o projeto Criança Feliz da prefeitura de Santiago que, desde 1998, oferece a prática de esportes e promove oficinas de artesanato, teatro, percussão, patinação artística, capoeira, música e dança em turno oposto do horário escolar. Cerca de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade são beneficiados com o projeto. “O Criança Feliz ajuda no resgate de valores, no desenvolvimento de aptidões artísticas, esportivas e intelectuais e, principalmente, contribui para formar jovens com um futuro digno livre das drogas”, comentou o deputado.

Os eventos contaram também com as presenças de prefeitos, vereadores, secretários municipais, delegados de polícia, promotores, juízes da Infância e da Juventude, conselheiros tutelares, estudantes e professores.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

São Vicente do Sul e Santiago debatem ações contra o crack e outras substâncias ilícitas

Mobilizações de combate às drogas foram propostas pelo deputado Chicão Gorski

São Vicente do Sul sediou, nesta quinta-feira (25), a primeira de uma série de mobilizações de combate ao crack e outras drogas ilícitas, proposta pelo deputado Chicão Gorski (PP). O seminário sobre o tema lotou o auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Cerca de 400 pessoas acompanharam as palestras do secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira; do diretor do Departamento de Investigação do Narcotráfico (DENARC/Polícia Civil-RS), Joel Souza de Oliveira; da diretora da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do DENARC, Sônia Dall lgnado; do delegado de Polícia Regional da 3ª DPR – Santa Maria, Marcelo Mendes Arigoni e da investigadora de polícia e psicóloga da Divisão de Assessoramento Especial (DAE) do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA/Polícia Civil-RS), Suzana Braun .

Fabiano Pereira apresentou políticas públicas de combate, repressão e prevenção aos entorpecentes. Ele falou sobre programas e projetos desenvolvidos pela secretaria para minimizar os danos sociais e à saúde provocados pelo crack e outras drogas. Chicão Gorski frisou que o objetivo das mobilizações é debater o assunto e definir ações para promover capacitação regional para rede de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Na opinião do parlamentar, “a prevenção é o melhor caminho para enfrentar esse drama social que destrói a vida de muitas famílias”. Ele também defende a repressão ao tráfico do crack e outras drogas. “A mobilização dos governos federal, estadual e municipal e de agentes envolvidos com a Educação, Saúde e Segurança Pública é fundamental para ajudar na luta contra o crack e outras drogas”, frisou o deputado progressista.

A partir das 19h, Santiago recebe o segundo seminário sobre o tema. O evento acontece no campus da Universidade Regional Integrada.

Chicão Gorski destaca entrega de conjunto habitacional em São Francisco de Assis

O deputado Chicão Gorski (PP) prestigiou, nesta quinta-feira (25), em São Francisco de Assis, a entrega do conjunto habitacional Progresso do Oriente a 30 famílias, no bairro Mandarino. A solenidade coordenada pelo prefeito Jorge Ernani Cruz (PP) teve a participação de secretários municipais, vereadores, representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades. O empreendimento foi realizado por meio do Programa de Subsídio à Habitação (PSH) com a contrapartida de recursos federal, estadual e municipal.

Chicão Gorski destacou a importância do conjunto habitacional para os moradores do bairro Mandarino. “ Todos temos direito à habitação, assim como à educação, saúde e segurança. Nosso dever é lutar para garantir aos cidadãos uma melhor qualidade de vida”, frisou o parlamentar.

Ernani Cruz destacou o trabalho desenvolvido por Chicão,quando prefeito de Santiago, no setor da habitação. Na época, foram entregues cerca de 1000 casas à população santiaguense.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Comissão discute normativa que regulamenta a produção de leite nacional


A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC), presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), realiza amanhã (25), audiência pública, solicitada pelo deputado Pedro Pereira (PSDB), para tratar da Instrução Normativa nº 51/02 do Ministério da Agricultura. A norma regulamenta parâmetros de qualidade para produção do leite nacional. O debate acontece às 9h30, logo após reunião ordinária da Comissão. Foram convidados para a audiência representantes do Ministério da Agricultura, secretarias de Estado, cooperativas que beneficiam leite do Rio Grande do Sul, sindicatos e outras entidades ligadas ao tema.

Requerimento

Antes, às 9 horas, a comissão se reúne para apreciar e votar requerimento de audiência pública sobre o Bioma Pampa, integrando a V Conferência Internacional do Bioma Pampa que se realizará no município de Santana do Livramento. O encontro é proposto pela Força Sindical e Associação Força Verde. A reunião acontecerá na sala Dr. Maurício Cardoso.

Vicente Romano

Chicão Gorski promove mobilizações de combate ao crack e outras drogas

Dois seminários sobre o tema acontecem nesta quinta-feira (25) em São Vicente do Sul e Santiago

O deputado Chicão Gorski (PP) promove, nesta quinta-feira (25), mobilizações de combate ao crack e outras drogas ilícitas. Os dois seminários sobre o tema serão realizados respectivamente às 15h, em São Vicente do Sul, no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha e, no município de Santiago, às 19h, no campus da Universidade Regional Integrada.

Os eventos contarão com as presenças do secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira; do diretor do Departamento de Investigação do Narcotráfico (DENARC/Polícia Civil-RS), Joel Souza de Oliveira; do delegado de Polícia Regional da 3ª DPR – Santa Maria, Marcelo Mendes Arigoni e da investigadora de polícia e psicóloga da Divisão de Assessoramento Especial (DAE) do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA/Polícia Civil-RS), Suzana Braun. Além desses, foram convidados prefeitos, vereadores e representantes de conselhos regionais e municipais e da sociedade civil organizada.

Seminários

Segundo o parlamentar progressista, o objetivo dos primeiros seminários no Vale do Jaguari é abrir o debate sobre o assunto e definir ações para promover capacitação regional para rede de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Para Chicão Gorski, a prevenção na família e nas escolas, o acompanhamento pós-internação e o fortalecimento das redes de saúde, formadas pelos hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atendimentos Psicossociais (CAPS), são alternativas para minimizar o avanço do crack e outras drogas e ajudar no tratamento do usuário. “Sabemos que esse drama não atinge somente os grandes centros urbanos. Infelizmente, as cidades menores também estão enfrentando o problema. A mobilização dos municípios contra as drogas é fundamental para evitar que essa epidemia se dissemine cada vez mais”, alertou o deputado.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Chicão participa da posse da nova Diretoria do Fórum dos Coredes

Durante a Assembleia Geral Ordinária do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do RS (Coredes/RS), na manhã desta quinta-feira (18), o deputado Chicão Gorski (PP) acompanhou a eleição e posse do novo presidente Hugo Reginaldo Marques Chimenes, que assume as atividades até o ano de 2013. Além de parabenizar o novo representante, o parlamentar destacou o trabalho realizado pelo antigo presidente, Paulo Afonso Frizzo, e a sua contribução para o crescimento do Estado. O parlamentar reiterou o foco do seu trabalho no desenvolvimento regional e garantiu o apoio ao Fórum e aos 28 Coredes gaúchos.

Chicão busca apoio para debate contra as drogas no Vale do Jaguari

O deputado Chicão Gorski (PP), proponente do seminário que abordará o tema no próximo dia 25, reuniu-se nesta quinta-feira (18) com representantes do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), vinculado à Polícia Civil gaúcha. Os delegados Christian Nedel e Eleonora Ronchetti Xavier afirmaram que o departamento poderá participar do debate nos municípios de Santiago e São Vicente do Sul. Também sugeriram que a contextualização da violência nas escolas, as causas e a prevenção do uso de drogas fossem tratadas no evento. Na oportunidade, o parlamentar progressista destacou o caráter da iniciativa, que tem como objetivo a mobilização no combate ao crack e outras drogas ilícitas. Também participou do encontro o delegado Carlos Miguel Xavier.

O seminário
A proposta dos primeiros seminários no Vale do Jaguari é abrir a discussão sobre o assunto e definir ações para promover capacitação regional para rede de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. No início desta semana, Chicão Gorski convidou o diretor do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (DENARC), Joel Souza de Oliveira, para ministrar palestra nos debates antidrogas. Também foi definida a participação da diretora da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do DENARC, Sônia Dall lgna. Durante o evento os representantes do órgão irão promover uma exposição de fotos das principais atividades de luta contra as drogas realizadas no departamento.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Chicão pede prioridade a demandas da saúde

A priorização de pagamentos das demandas da Consulta Popular referentes ao setor da saúde pautaram o encontro do deputado Chicão Gorski (PP) com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, na tarde desta terça-feira (16). O parlamentar reiterou os pedidos de liberação de recursos feitos anteriormente através de ofícios para a aquisição de equipamentos para Unidade Básica de Saúde (UBS) em Santiago, assim como a reforma e ampliação da Unidade de Internação de dependentes químicos do Hospital Senhor dos Passos, no município de Rio Pardo.

Também foram tratadas as demandas que necessitam de recursos orçamentários para construção e ampliação de Unidade Básica de Saúde nas cidades de Cacequi, Manoel Viana e Maçambará. Em Capão do Cipó, a solicitação é de equipamentos para UBS e nas cidades de Quevedos e Bossoroca, aquisição de ambulâncias para transporte de pacientes. O progressista reforçou ainda a necessidade de recursos para a construção e ampliação de Unidade Básica de Saúde e Hospitalar no município de Jaguari.

O secretário Ciro Simoni comprometeu-se em priorizar essas demandas junto à Secretaria do Planejamento e Gestão de Participação Cidadã e Secretaria da Fazenda. Para isso, sugeriu que seja verificado com os municípios se os planos de trabalho foram encaminhados e se estão aprovados junto aos setores competentes da pasta para viabilizar o atendimento das solicitações.

Chicão Gorski aproveitou a oportunidade para convidar o secretário a participar do seminário de combate ao crack e outras drogas ilícitas, que ocorrerá em São Vicente do Sul e Santiago no próximo dia 25.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seminário contra as drogas terá participação da Polícia Civil gaúcha

Crédito: Ellen Dick / Polícia Civil RS
Foco do debate é a mobilização no combate ao crack e outras drogas ilícitas

Em reunião na manhã desta terça-feira (16), o deputado Chicão Gorski (PP) convidou o diretor do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (DENARC), Joel Souza de Oliveira, para ministrar uma palestra nos debates antidrogas que ocorrerão em São Vicente do Sul e Santiago, no próximo dia 25. A diretora da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do DENARC, Sônia Dall'lgna, também será uma das painelistas. Durante o evento, proposto pelo parlamentar progressista, os representantes do órgão irão promover uma exposição de fotos das principais atividades de luta contra as drogas realizadas no departamento. Também estiveram no encontro desta manhã o diretor da Divisão de Assessoramento Especial (DAE), João Carlos da Luz Diogo e o diretor da Divisão de Informações Criminais (DIC), Marcos Vinicius da Silva Viafore.

A proposta dos primeiros seminários no Vale do Jaguari é abrir a discussão sobre o tema e definir ações para promover capacitação regional para rede de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com o objetivo de buscar apoio para a campanha, Chicão convidará, na próxima quinta-feira (18), o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) a participar desta mobilização.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Feliz Dia dos Pais!

Parabenizo todos aqueles que, assim como eu, vivenciam a maravilhosa experiência de ser pai! Espero que neste domingo, ao lado dos filhos e da família, compartilhem de bons momentos comemorando esta data tão especial!

Deputado Chicão Gorski

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Chicão Gorski recebe secretário estadual da Saúde

Requerimento de audiência pública para tratar de redes de apoio aos hospitais de referência regional, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Santa Maria pautou a reunião do deputado Chicão Gorski (PP) com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, na manhã desta quinta-feira (11). O pedido do parlamentar, protocolado hoje, foi realizado em conjunto com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. De acordo com o secretário do órgão técnico, Sandro Martins, o requerimento será apreciado na próxima reunião ordinária da Comissão, na quarta-feira (17), às 9h, na sala do Fórum Democrático do Parlamento gaúcho.

Vicente Romano

Chicão propõe seminário contra as drogas no Vale do Jaguari

Com o objetivo de realizar um seminário contra o crack e outras drogas, o deputado Chicão Gorski (PP) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (11) com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de realização do evento, que ficou pré-agendado para o dia 25/08 nos municípios de São Vicente do Sul, às 15h e Santiago, às 19h. O debate pretende estimular a reflexão sobre o tema e incentivar a participação da sociedade nas campanhas antidrogas. Também participaram do encontro, a convite do deputado Chicão, os vereadores progressistas de São Vicente do Sul, Clanilton Silva e Gilberto Valdemar Rosa.

Vicente Romano

Comissão aprova três audiências públicas e prepara ida à Expointer

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Chicão Gorski (PP), realizou reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (11). Os deputados debateram a transferência da Comissão para Esteio durante a realização da Expointer (de 27 de agosto a 4 de setembro), no Parque de Exposições Assis Brasil. Também aprovaram a realização de três audiências públicas, duas destas durante a feira em Esteio. “É muito importante para nossa comissão essa ida para a Expointer. Lá vamos estar junto das demandas e conheceremos um pouco mais da realidade da agropecuária do estado”, ressaltou Chicão.

Audiências
Das audiências aprovadas pelo órgão técnico, duas serão realizadas durante a Expointer. Na primeira, a pedido do deputado Jeferson Fernandes (PT), será debatido o Plano Safra Agropecuário Estadual. Já a segunda, proposta pelo conjunto de deputados da comissão, tratará do Status Sanitário do Rebanho do Rio Grande do Sul.

O terceiro encontro será no município de Tio Hugo. Proposto pelo deputado Gilmar Sossela (PDT), tratará da possibilidade e a viabilidade de constituição de um Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS).

Presenças
Participaram da reunião os deputados Aloísio Classmann (PTB), Alexandre Postal (PMDB), Edson Brum (PMDB), Edegar Pretto (PT), Jeferson Fernandes (PT), Alceu Barbosa (PDT), Lucas Redecker (PSDB), Heitor Schuch (PSB) e Gilmar Sossela (PDT).

Euclides Bitelo - Agência de Notícias AL/RS

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aprovado debate sobre alternativas de desenvolvimento à Metade Sul - Fronteira Oeste

A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (10) requerimento do deputado Chicão Gorski (PP) para realização de audiência pública que irá debater alternativas de desenvolvimento à Metade Sul - Fronteira Oeste do Estado.

A solicitação, aprovada por unanimidade, baseia-se na crise econômica e social da região, que, segundo o parlamentar, necessita de novas alternativas de renda e deve ser debatida com urgência. “A região não conta com incentivos fiscais para a instalação de indústrias, por isso, é importante o debate em torno da implantação de meios que viabilizem a produção primária, assim como outras alternativas de atividades econômicas para a comunidade”, avalia. Para o progressista, o setor moveleiro é uma opção para o desenvolvimento da região e medidas como a redução de ICMS facilitariam o estabelecimento de empresas nesta parte do Estado.

Chicão Gorski lembrou do projeto de lei, de autoria do ex-deputado federal Nelson Marchezan, que trata dos incentivos fiscais para a Metade Sul gaúcha. Da mesma forma que o PL, o objetivo do debate proposto por Chicão é agregar valor à agroindústria da região.

O deputado sugeriu a realização de quatro audiências públicas para tratar do tema. O primeiro debate deve acontecer na Assembleia Legislativa, em data a ser definida, a fim de reunir secretários, prefeitos e vereadores da região, universidades, Coredes e entidades interessadas. O objetivo é chamar a atenção para a Metade Sul - Fronteira Oeste, para que os governos federal e estadual, em conjunto com as instituições envolvidas e a comunidade, encontrem alternativas para a economia da região. O município de Manoel Viana deve sediar a segunda audiência. Os outros dois encontros serão definidos em breve.

Para integrar os debates, o parlamentar também convidou a Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, as secretarias estaduais do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, assim como as secretarias da Fazenda e do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas. Também devem participar o gabinete do vice-governador, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) e a Associação Gaúcha Municipalista (AGM). O deputado Sperotto sugeriu a participação da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomercio), Federação das Associações Comerciais e de Serviços (Federasul), Sindicato das Transportadoras de Cargas (SETCERGS) e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Chicão cumpre roteiro em Santa Maria

Um dos compromissos do deputado Chicão Gorski (PP) nesta segunda-feira (08), em Santa Maria, foi a reunião com o prefeito municipal, Cezar Schirmer, a quem reiterou seu apoio àquela comunidade. Entre as principais reivindicações do progressista, está a melhoria da BR-287, no trecho de Santa Maria a São Borja. Neste semestre, o parlamentar recebeu em seu gabinete representantes da cidade e da região, para debater temas como a emancipação de distritos do município e a manutenção do repasse de recursos do governo estadual para os hospitais que fazem parte da Rede Hospitalar Regional de apoio ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Seguindo o roteiro na região, o parlamentar progressista visitou a Câmara de Vereadores, o Hospital Universitário e a sede do jornal “A Razão”. Ao meio-dia, participou do almoço do Fórum das Entidades de Santa Maria.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Chicão Gorski trata de infraestrutura e meio ambiente

A situação da BR-287 e da BR-472, assim como o acesso asfáltico a Itacurubi e o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA) foram pautas de reuniões realizadas pelo deputado Chicão Gorski (PP) nesta quarta-feira (03).

O parlamentar acompanhou a prefeita de Itacurubi, Ione Goulart, em audiência com o assessor especial de assuntos municipais da diretoria-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER/RS), José Luís Barbosa Gonçalves. No encontro, foi discutida a possibilidade da realização do acesso asfáltico a Itacurubi (a primeira obra no segundo lote do cronograma do DAER), ser executada pela empresa Castilhos, que está em fase de conclusão das obras no município de Capão do Cipó. “A proposta é aproveitar que a empresa já está na região para assumir o trecho de Itacurubi”, destaca Chicão. O progressista ainda lembrou que o tema já foi debatido na Assembleia Legislativa no mês de junho e o objetivo da reunião desta manhã foi reforçar as reivindicações feitas na ocasião. Representantes do Daer irão se reunir amanhã com a empresa Castilhos para definir a situação.

Na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), em audiência solicitada por Chicão Gorski, a prefeita Ione Goulart falou à Secretária Jussara Cony e ao coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), Rafael Lameira, sobre o convênio referente ao plano ambiental municipal, assinado em 2010 e que aguarda liberação de recursos para empenho. O programa está em processo de análise e estudo e, em torno de dois meses, deve ter sua reformulação finalizada baseada na Lei n˚13.761, de 15 de julho de 2011. A legislação em vigor institui que os recursos arrecadados com a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Rio Grande do Sul (TCFA-RS) serão destinados a atividades de fiscalização no Estado por meio da SEMA e instituições vinculadas, bem como órgãos municipais do meio ambiente. Os recursos vão servir como fonte para a construção dos planos ambientais dos municípios que se habilitarem à nova metodologia através de termos de cooperação técnica.

Dnit
Chicão Gorski, juntamente com o deputado Cassiá Carpes, foi ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), reiterar as questões sobre a BR-287 e a BR-472, assim como as obras do trevo de Jaguari. Estes temas já foram abordados em audiências públicas da Comissão de Assuntos Municipais, no mês de julho. No debate realizado na Câmara de Vereadores de Jaguari, o engenheiro do DNIT-RS, Carlos Alberto Garcia Vieira, apresentou às lideranças e à comunidade da região um projeto de reformulação do trevo que dá acesso ao município, na BR-287. Vieira garantiu ainda a instalação de lombada eletrônica nas proximidades do entrocamento. Na reunião desta manhã, o progressista também destacou o trabalho do DNIT e o empenho dos engenheiros, que participaram ativamente das audiências públicas promovidas durante o semestre.