terça-feira, 26 de abril de 2011

Chicão Gorski apoia mobilização pelo repasse de verbas federais aos municípios gaúchos

O tema foi tratado na reunião da Comissão nesta terça-feira

O deputado Chicão Gorski (PP) destacou, na manhã desta terça-feira (26), a iniciativa da Comissão de Assuntos Municipais em manifestar, por meio de um ofício, apoio ao repasse imediato de verbas federais a municípios gaúchos para realização de obras de infraestrutura e serviços. O documento será encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde; à Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e, por sugestão do deputado Chicão, às prefeituras do estado.

A Famurs apresentou uma pesquisa que mostra a situação dos repasses federais aos municípios e o temor das prefeituras de que esses recursos sejam cancelados. Um decreto assinado no final do ano passado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece o dia 30 de abril como prazo de validade para o pagamento de convênios assinados entre 2007 e 2009, o que comprometeria a transferência de recursos prometidos aos prefeitos do Estado. Conforme a pesquisa da Famurs, cerca de 404 dos 496 municípios serão prejudicados pelo decreto. A perda total será de R$ 350 milhões, além do corte do Orçamento de 2010.

Chicão Gorski também sugeriu que a mobilização em prol do repasse de recursos federais às prefeituras seja levada a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 10 a 12 de maio. “Precisamos nos mobilizar para que as verbas não sejam cortadas e as obras sejam concretizadas”, disse o parlamentar progressista.

Daniela Bordinhão - MTB 8245

Nenhum comentário:

Postar um comentário